sábado, 5 de abril de 2014

o Estado Contemplativo de Tomás


"Tanta era a abstração da mente de Tomás, que às vezes não percebia estar sendo lesado em seu corpo. Certa vez os médicos acharam por bem cauterizar sua tíbia; ao que Tomás disse ao colega que estava consigo:
`Quando eles vierem com o fogo, faça-me o favor de me avisar'.
Estando então no lugar em que deveria realizar-se a cauterização, ao iniciar-se a cauterização levantou-se a tamanha abstração que sequer percebeu o fogo que queimava a sua perna; de fato, sequer moveu a
perna do local em que estava" .
"Outra vez,  estando Tomás em seu quarto a ditar um livro sobre a Trindade, tomou uma vela em sua mão e disse ao que escrevia:
`Seja o que for que vejas em mim, cuida-te de não me chamares'.
Então, abstraído na contemplação, depois de uma hora a vela se consumiu e o fogo alcançou seus dedos, aí os tocando demoradamente sem que o Doutor os sentisse; ao contrário, continuou segurando o próprio fogo sem sequer um movimento dos dedos, até que ele por si só se apagou"

"Tudo que escrevi até hoje, parece-me unicamente palha, em comparação com aquilo
que vi e me foi revelado" - São Tomás de Aquino

- Guillelmus de Tocco: Vita Sancti Thomae Aquinatis, C.47 

( Contemplação : Ultimo estágio na alta espiritualidade )

Certeiro


Toda mulher deveria prestar concurso para a maternidade, deveria ser avaliada em seu amor, sua disponibilidade e desejo. E todo homem deveria passar por uma avaliação moral para poder ser pai. Certamente a humanidade futura seria mais saudável e feliz. Não teríamos tantos seres humanos com o ego deformado pela brutalidade do abandono.

( texto de uma psicanalista)