quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rompimentos


Eternos movimentos da infelicidade em busca da felicidade.
Quantos problemas...quanta busca de tranquilidade !
Existe um padrão, repetitivo:
Vivenciamos; adquirimos Experiencia; transformamos em Conhecimento. Do Conhecimento para a Memorização; Memorização responde: é o Pensamento... e após isso, surge a Ação.
Esse Padrão condiciona o cérebro há milhares de anos. Mas não percebemos que nesse padrão, dificilmente resolveremos conflitos da ordem interior, psicológica, na psiqué, dentro de cada um de nós, onde o pensar (psicologico) não pode resolver seus próprios problemas psicologicos, pois o pensar psicológico esta carregado de angustias, medos, desejos e vontades, confusões , dores e tristezas - gerando nossos entraves..
O cérebro tem sua parte analitica: otimamente projetado para os problemas práticos, como a construção de uma máquina. Ele produz o pensar logico, da análise onde pode sim apontar razões do pensar psicologico.
Dentro dessa confusa esfera psicologica,os que podem procuram ajuda junto aos profissionais da psiqué. Psicologos, psicanalistas, terapeutas, porque se acham incapacitados em resolver tais problemas, e assim delegam a outros.
Mas sempre exigirá um certo tempo para que todo o processo de tomar consciencia de tais entraves, seja descoberto.
Há, porém, uma outra maneira em romper com todo esse processo , sózinho, consigo mesmo, bastando para isso observar, atentamente, sem julgamentos , e deixar o perceber aflorar - pois a percepção é instantanea, é o insight que rompe com os padrões da angustia aqui e alí, a transmutação do padrão do pensar psicologico , onde deixa-se de viver o " vir-a-ser " psicológico : fuga do fato, para o que desejaria que fosse o fato - onde gera-se mais e mais confusões.
Percebendo, rompe-se o padrão,e com ele esse tempo não se torna necessário, porque é instantaneo. Deixa-se de viver essa consciencia confusa, de buscas, dores e tristezas, de se achar diferente do restante da consciencia humana, mas que em nada diferimos : todos temos o mesmo padrão.
É dificil ? Existe sim a dificuldade, porque é necessário uma atenção muito grande e uma tranquilidade mental para que nossa mente não mais tagarele conosco mesmo, onde assim "permitimos" o insight aparecer.
Esse "treinamento" chama-se Autoconhecimento.
Permita-se alegria e felicidade,nascidas nesse rompimento, criando um estado de simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário