terça-feira, 17 de outubro de 2017

Szondi



Leopold Szondi  em sua psicologia do destino provou cientificamente que grande parte de nossas escolhas ruins recebe influencia de nossa ancestralidade .Seus estudos e pesquisas começaram quando da simples pergunta : O que impedia a liberdade no homem? 
A resposta vem de nossos antepassados e padrões repetitivos sub-conscientes agregados em cada um de nós , ou seja, carregamos boa parte ruim ou o "karma" de nossos antepassados, talvez "gravados" em nosso DNA, durante toda nossa vida - exceto se o padrão sub-consciente for quebrado , ou a "maldição for interrompida" , o destino da pessoa em muito determina-se em nossas escolhas repetidas sob forte influencia desse sub-consciente ancestral .
 Isso é um conceito conhecidíssimo de religiões tradicionais . Por isso civilizações antigas tinham o costume do culto aos ancestrais como forma em "apaziguá-los" na vida do individuo descendente. 
Esses costumes de antigos pagãos foi levada adiante por tradições religiosas principalmente no Cristianismo, por ex. e a oração como proteção psíquica além da missa aos mortos.
Orações que hoje em dia na modernidade em seu  forte repúdio cético a tudo que é sagrado prevalece, com explicações desde que efeito algum promove, até de efeitos hipnóticos , enquanto a Tradição Cristã principalmente em sua mística sempre insistiu na proteção psiquica e limpeza interior, na psiqué, que a oração provoca. Veja por exemplo o caso do Rosário , instrumento de rezas repetidas. Veja outros exemplos no estudo sobre os padres cristãos místicos do deserto. 
Hoje em dia não mais praticamos tais rituais e assim carregamos certos entraves mais negros de nossos ancestrais. 
Explica-se em certo ponto, que sabe talvez totalmente, porque problemas na psiqué como depressão, histerismo e a psicopatia vem envolvendo tantos na sociedade, e ao mesmo tempo nos mostra o tamanho de nossa responsabilidade perante filhos e netos para que não  se produza mais tantos entraves.
Percebe-se que tais estudos de Szondi podem sinalizar áreas como por ex. a constelação familiar, porém, como dito acima, a oração que a Tradição cristã ensina, promove certos "milagres" .
 Uma das soluções contra o destino trágico aprendidas de Szondi é jamais fazer amizades na qual te levem para baixo. 
Ser amigo distante de alguém que te eleve, que te chacoalhe com objetivo em te melhorar, que goste das mesmas coisas boas que voce , coisas essas que elevam o ser, é infinitamente melhor que ter dezenas de amigos reais ao seu lado mas que detestam o que voce gosta e te jogam para baixo.
Isso tem um significado mais profundo que se imagina: está em jogo escolhas como ser direcionado sub-conscientemente por tais padrões ancestrais ou se conscientemente tome decisões sob égide em padrões universais positivos. 
O ego escolhe tornar-se um refém desse sub-consciente via compulsões como por exemplo, roubar o proximo, ou torna-se senhor de um novo futuro subordinando o padrão ancestral a um valor universal positivo: não roubar, pois assim não prejudica o próximo. 
Na terapia dessa linha ou escola psicanalitica, não significa que o ego forma esse novo futuro negando essa ancestralidade, mas sim o contrário : compreende esse padrão ancestral e assim parte para um outro modo, e esse é o conceito de liberdade de escolha em resposta 'a pergunta inicial. Maiores informações, torna-se necessário o estudo da obra do autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário