quinta-feira, 30 de julho de 2020

Apocalipse - Filadélfia


Filadélfia 





-Filadélfia fica num vale aos pés de um platô montanhoso. A parte de baixo e escura, no centro da imagem, mostra a área da antiga cidade. Os reis de Pérgamo fundaram Filadélfia como um posto avançado do seu Reino no segundo século a.C. A cidade estava localizada ao longo de uma importante estrada de viagem que ligava Pérgamo ao norte com Laodiceia ao sul. Nos tempos do novo testamento, Filadélfia fazia parte da província Romana da Ásia. A cidade foi devastada por um terremoto em 17 d.C. e por um tempo as pessoas viveram com medo de tremores. Filadélfia foi reconstruída com ajuda do imperador Tibério.


 Em grego se lê tanto Filadélfia como Filadelfa. Situada na Lídia e fundada no primeiro milênio antes de Cristo. Situada no sopé de um contraforte do monte Tmolo, hoje chamado "Boz Dgi", mais ou menos 45 km ao sudeste de Sardes. Ciro, o Grande, conquistou Filadélfia. Nos dias de Átalo II, Filadelfo, rei de Pérgamo (159-138 a.C), a antiga Kallatebos veio a chamar-se Filadélfia em honra de Átalo II. Reduto importante do helenismo ou Ásia, a cidade experimentou grande surto de progresso e se tornou célebre em toda a província romana da Ásia. As rotas de Esmirna a Pérgamo obrigatoriamente passavam por Filadélfia. Suas terras eram férteis, seu comércio intenso e a cidade muito rica. No ano 17 da nossa era foi destruída por violento terremoto. Três anos mais tarde, Estrabão a visitou e ficou penalizado ao pisar as ruínas da gloriosa cidade. O imperador Tibério a reconstruiu, dando-lhe o nome de "Neokaisareia". Vespasiano chamou-lhe "Flávia".
O movimento religioso da cidade era grande. Muitos templos suntuosos espalhavam-se por suas ruas e bairros. O local está hoje ocupado por uma aldeia chamada Alaseir, pertencente à Turquia asiática.
A palavra "Filadélfia" vem naturalmente de "Filadelfo", e é constituída de dois vocábulos gregos (filo = "amor" + delfos = "irmão"; portanto, "amor fraternal").
O Senhor Jesus dirigiu a essa igreja sua sexta carta (Ap 3.7-13). Destacaremos algumas coisas importantes dessa preciosa carta de Jesus ao anjo dessa igreja.
1. Assim como Filadelfo se tornou famoso pela lealdade a seu ir¬mão, semelhantemente a igreja, a verdadeira Filadélfia, herda e cumpre o caráter daquele mediante sua constante lealdade a Cristo (Ap 3.8-10).
2. Filadélfia ficava na região onde havia uma "porta aberta", de onde vinha a riqueza e prosperidade para a cidade. Do mesmo modo, o Senhor Jesus coloca diante da comunidade cristã de Filadélfia "uma porta aberta" de oportunidade e bênção (Ap 3.8; 2Co 2.12).
3. Os símbolos "coroa" e "templo" salientam um contraste com as festividades religiosas e os ritos da cidade (Ap 3.11,12).
4. A igreja estava numa região sujeita a terremotos, portanto um lugar inseguro; Jesus promete aos fiéis a estabilidade dos céus e participante do templo de Deus.
5. No decurso dos séculos, a cidade recebeu muitos nomes. Os vencedores em Cristo receberão novos nomes e a certeza da participação gloriosa com Cristo (Ap 3.12).
6. Os judeus perseguiram a pequenina igreja e são chamados por Jesus de "sinagoga de Satanás" (Ap 3.9).
De caminho de Antioquia da Síria para Roma, onde seria martirizado, Inácio visitou a cidade e, posteriormente, enviou uma carta à comunidade cristã de Filadélfia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário