terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Desenvolvimento


Qual é a contribuição do desenvolvimento científico na evolução moral do ser humano?
A facilidade de comunicação que a tecnologia nos oferece, o espantoso volume de informações que cada vez mais estão disponíveis para a grande massa humana, a desmistificação de muitos fenômenos da natureza, a nova visão do planeta Terra e a sua relação com o Universo, todas as grandes descobertas da física, química, genética, neurologia, etc. etc. até que ponto contribuem para o desenvolvimento moral do ser humano?
Maior conhecimento intelectual, maior conforto material e maior expectativa de vida colaboram para uma evolução moral ?
Alguém nos últimos séculos, com todo o desenvolvimento científico e tecnológico, conseguiu superar em autoconhecimento os grandes sábios da antigüidade como Lao Tse, Buda, Platão, Sócrates, apenas para citar os mais conhecidos no ocidente ?
O mundo percebido pelos sentidos do homem comum é o mesmo observado pelo homem dito religioso, pelo intelectual e pelo cientista. É o mundo das aparências, o mundo externo, percebido pelos sentidos na sua forma mais simples e superficial. Por maior que seja o saber intelectual, o poder político, religioso e econômico de um ser humano, o seu nível de consciência é apenas maior em extensão, em quantidade, em valores horizontais, se comparado com um homem comum, analfabeto e sem posses materiais.
Todas as Religiões (organizações religiosas, esotéricas e místicas) que conhecemos, sem exceção, são formadas por pessoas que estão no mesmo nível de consciência: o nível de consciência do ego. Nenhuma dessas Religiões promove o desenvolvimento moral do ser humano. Elas estão no mundo do ego e, portanto, somente tem a capacidade de aperfeiçoar o ego, tornando-o altruísta e virtuoso. Nenhuma dessas Religiões através de seu Deus, deuses, credos e dogmas consegue promover a redenção isto é, libertar o ser humano da sua ignorância com relação à Verdade.
As Religiões utilizam os nomes dos seres "iluminados pelo espírito" para prometerem a redenção, a felicidades eterna. Os "mestres iluminados" não fundaram nem fundam Religiões. São os egos espertos que utilizam os seus ensinamentos interpretando-os e adaptando-os aos seus interesses egoístas.
A disputa entre a Religião e a Ciência é uma luta pelo poder. Ambas estão no mesmo nível do ego e dos valores horizontais. É um jogo de poder que tem como armas o conhecimento intelectual, experimental, a razão, a lógica, a emotividade, o sentimento, a fé. Por isso Deus (a Verdade) não pode ser encontrado nem pela Ciência nem pela Religião.
O desenvolvimento científico e tecnológico não ajuda a promover o desenvolvimento moral do ser humano. Este desenvolvimento é individual e promovido pelo perceber, talvez uma "lei cósmica", "evolutiva" (no sentido de retorno 'a essencia), independentemente do conhecimento intelectual, do poder ou das posses materiais de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário