sábado, 10 de março de 2012

Jung e sua experiencia mística




“ Como a senhora sabe, o anjo da morte derrubou-me também e quase conseguiu riscar o meu nome de sua lista de vivos. Desde então fiquei quase inválido e venho recuperando-me devagar, muito devagar, de todas as setas que me furaram de todos os lados. Felizmente minha cabeça não foi atingida e pude esquecer de mim mesmo em meu trabalho científico.Considerando-se em geral, minha doença foi uma experiência muito  válida; ela me deu a oportunidade inestimável de olhar por trás do  véu. Quando se pode desistir da louca  vontade de viver e quando se cai aparentemente num nevoeiro sem fundo, então começa a vida verdadeiramente real com tudo o que foi intencionado e nunca alcançado. É algo inefavelmente grandioso. Eu estava livre, completamente livre e inteiro, como nunca me havia sentido antes. Eu me sentia a 15.000 quilômetros da terra e a via como imenso globo brilhando numa luz azul, indizivelmente bela.
A única dificuldade é livrar-se do corpo, ficar nu e vazio do mundo e da vontade do eu. Quando se pode desistir da louca vontade de viver e quando se cai aparentemente num nevoeiro sem fundo, então começa a vida verdadeiramente real com tudo o que foi intencionado e nunca alcançado....Não era eu que estava unido a alguém ou alguma coisa - ele estava unido, era o hierosgamos, o cordeiro místico. Era um festival silencioso e invisível, permeado por um sentimento incomparável e indescritível de felicidade eterna; jamais poderia imaginar que houvesse semelhante sentimento no âmbito da experiência humana. Vista de fora e enquanto estivermos do lado de fora a morte é a coisa mais terrível. Mas, uma vez dentro, experimenta-se um sentimento tão forte de totalidade, paz e realização que não se deseja voltar....Durante toda a minha doença, algo me carregou. Meus pés não estavam no ar e eu tive a prova de ter alcançado chão firme. O que quer que se faça, sendo feito sinceramente, tornar-se-à através da escuridão de nosso segundo nascimento, que no aspecto externo parece morte. Já não viverei por muito tempo. Estou marcado. Mas felizmente a vida tornou-se provisória. Tornou-se um preconceito transitório, uma hipótese momentânea de trabalho, mas não a própria existência."
      
( Carl Gustav Jung : Carta 01.02.1945)


Experiencia mística onde o Ego perde o significado
Também pode ocorrer na EQM- Experiencia de Quase-morte

Um comentário:

  1. nas asas de um sonho fui levada.
    Para um espaço vazio, não ,não estava vazio, um mar de nuvens havia , onde o céu se misturava com o chão. Sim Jung a única dificuldade é livrar-se do eu. Poderia estar livre...mas o que seria estar livre? o sentimento era para onde iria? voltaria?
    O tempo passou... e o tempo penetrou em meus poros alimentaram minha alma, presenteo-me com fios prateadas de sabedoria rs! Minha alma pode ir a onde ela quiser , agora é arrumar as malas novamente rs!!!ou melhor abrir as asas!!!ou melhor a mente rsrs!!!
    marcia

    ResponderExcluir