sábado, 16 de maio de 2020

Apocalipse - Éfeso

Éfeso 


- A mais importante da "Ásia", hoje ocupada pela Turquia asiática. Situada na desembocadura do rio Caister, entre as serras montanhosas do Caressos e o mar. Distante do Egeu cerca de 5 km. Ocupava uma linda e grande planície. Ficava entre Esmirna ao norte, e Mileto, ao sul. Defronte a ilha de Samos. Pertencia à Lídia. Na atualidade se chama Selçuk. Disputou com Alexandria e Antioquia a supremacia sobre o Mediterrâneo oriental. Através de Laodiceia, pelo vale do Caister, comunicava-se com a Síria facilmente. Suplantou Mileto e "se tornou o maior empório da Ásia, ao ocidente do Taurus".
Antes da chegada dos jónicos, Éfeso era habitada pelos asiáticos, isto é, o povo nativo. Os jónicos chegaram em 1044 a.C. e dominaram tudo completamente, ainda que os sacerdotes nativos continuassem orientando o culto. Os asiáticos e os jónicos por fim se amalgamaram em tudo, inclusive nas religiões. Em 560 a.C. os lídios se apoderaram de Éfeso. Em 494 foi a vez dos persas; em 334, Alexandre, o Grande; em 133, os romanos. Transformada por estes em centro administrativo e religioso da província romana da Ásia. Em 41 d.C, Cláudio converteu-a no grande centro político, o primeiro da Ásia Menor




Algumas coisas tornaram Éfeso uma grande cidade: Capital da província romana da Ásia. O "escrivão" da cidade (At 19.35) não era apenas um escrivão, mas a "autoridade máxima", como lembra com bastante propriedade William Ramsay. Isto atraía "toda a Ásia" (At 19.10) a Éfeso; desse modo, ouviam a Palavra de Deus por meio de Paulo.
Havia um grande mercado, comprando e vendendo produtos da região e de outras partes. Podemos imaginar o grande número de camelos que chegavam e saíam carregados com géneros de todas as partes da terra. O número de pessoas que afluíam ao mercado era enorme. Era em lugar assim tumultuado que Paulo gostava de expor a Palavra.
Podia-se chegar ou sair de Éfeso por mar, pois o porto distava apenas 5 km; no tempo de Paulo era mais perto ainda. Hoje, das ruínas da primitiva Éfeso ao Egeu, são 11 km. Material de aluvião empurrou as águas do mar. O porto de Éfeso deveria estar em reformas quando Paulo parou em Mileto e mandou chamar os pastores de Éfeso (At 20.17). Mas o momento mais comum para alcançar Éfeso, ou deixá-la, era por terra. Estradas boas e bem guardadas, vindas de todos os pontos do oriente, passavam pela cidade, atraindo grande número de pessoas. Uma vez em Éfeso, ouviam a "mensagem da cruz".

Havia também um famoso centro de medicina, principalmente para curar doenças dos olhos. Isto trazia para a cidade milhares de enfermos, que tinham também o ensejo de entrar em contato com Jesus, o Médico dos médicos.



.
A cidade abrigava o templo de Diana ou Ártemis, a deusa símbolo da fertilidade. Nesse templo, grande e majestoso, guarda-va-se a imagem da deusa famosa. Talvez essa imagem fosse esculpida num grande meteorito, daí a razão de dizerem "que caiu do céu" (At 19.35). James Adams diz que na noite em que Alexandre, o Grande, nasceu o templo de Diana foi destruído pelo fogo. Chegaram donativos de todas as partes e o templo foi reconstruído com mais pompa e maior glória. Esse templo, que chegou a ser "uma das sete maravilhas do mundo", media 74,5 x 49,95 m. Com cem colunas de 1,8 m de diâmetro cada uma. O altar descansava sobre uma base de pedras com 6 m². Em determinado mês conhecido como Artemísio (março-abril), gente de toda parte rumava para Éfeso com ricas ofertas para Diana. Eram milhares e milhares. Foi nesse período que o sindicato do ourives Demétrio criou problema com Paulo (At 19.23-40). Isso aconteceu no teatro com capacidade para 25 mil pessoas. Depois de dois anos de pregação do evangelho, muitos efésios já se haviam convertido a Cristo e não mais compravam as miniaturas dos nichos de Diana.
O templo de Diana ficava numa linda planície distante do centro cerca de 2,5 km e ligado à cidade por uma estrada de mármore com 22 m de largura, ladeada de colunas riquíssimas. Essa suntuosa estrada dava saída para a "Porta Magnesiana".
O Grande Fórum Romano ergueu-se majestoso na praça principal da cidade. O Estádio também era de gigantescas dimensões (assim o provam as ruínas). A Oeste do Estádio ficava o templo de Serápis, deusa importada do Egito. Orna muralha de 11,2 km circundava a cidade, dando-lhe segurança e paz. O número de judeus em Éfeso deveria ser considerável. Não eram, porém, bem quistos como podemos deduzir de Atos 19.34. O cônsul Dolabella lhes concedeu, em 44 d.C., privilégios especiais para observarem o sábado, confirmados mais tarde pela cidade e o próprio Augusto. Éfeso era um centro estratégico; por isso Paulo estabeleceu ali um poderoso trabalho, onde permaneceu dois anos (At 19.10).




Coisas importantes aconteceram pela pregação de Paulo e de seus companheiros:
(1) Começou com homens convertidos e cheios do Espírito Santo e com dons espirituais (At 19.1-7). (2) Paulo evitou brigas e polémicas entre judeus e cristãos (At 19.9). (3) Paulo pregou somente a Palavra de Deus. (4) A mensagem de Paulo não era apenas na sabedoria humana, mas na demonstração do poder de Deus com milagres e maravilhas (At 19.11,12). (5) Paulo expulsou demónios (At 19.13-16). (6) O nome do Senhor Jesus era engrandecido pela pregação das boas novas.
(7) Obras de feitiçaria eram queimadas em praça pública pelos novos convertidos (At 19.18,19). (8) A poderosa Palavra do Senhor Jesus crescia e prevalecia com poder (At 19.20). (9) Mais tarde, o apóstolo Paulo escreveu a essa igreja uma confortadora e maravilhosa carta, conhecida como "Epístola aos Efésios". (10) O Senhor Jesus dirigiu a essa igreja uma carta de exortação e amor (Ap 2.1-7).
Muitos templos cristãos foram construídos no período do Imperador Constantino. Do período bizantino para frente, Éfeso foi decaindo até chegar a um montão de ruínas. Arqueólogos como John Turtle Wood e David George Hogard, entre outros, escavaram as ruínas de Éfeso e revelaram a gloriosa cidade que era sede de idolatria, mas que foi abalada pelo poder do evangelho de Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo.



O Elegante teatro de Éfeso suportava 24.000 pessoas sentadas para jogos, música e cerimônias religiosas. Era também usada para encontros públicos e questões deliberativas, execução de ações do conselho da cidade e questões legais. De acordo com Atos: 19.23-41, devotos da deusa Ártemis ou Diana encenaram uma demonstração anticristã no teatro. A rua na direta da foto levava à fonte das águas. Nas proximidades estavam os armazéns e o complexo do ginásio-termas.

Esse portal monumental fica numa das saídas do mercado. Foi construído entre 4 e 2 A.C. por ex-súditos de Augustus, que dedicaram o portal ao imperador e sua família. Uma inscrição nas paredes do portal chama Augustus "filho da divindade", desde que ele foi adotado como filho de Júlio César, que foi deificado pelo senado Romano. A inscrição também lista funções que Augustus tinha, incluindo a de sumo-sacerdote. Estatuas de Augustus e sua família olha para baixo aos que atravessam pelo portal

O Ágora era o centro comercial de Éfeso. Era uma grande área quadrada contornada por colunas e calçadas. Vendedores e artesãos faziam seu comércio nesta área. Éfeso era um centro de indústria têxtil e era conhecida por seu vinho e perfume. Os ourives mencionados em Atos 19:24-27 devem ter trabalhado nesta área. Em adição ao comércio, o Ágora era um lugar para encontros públicos informais




Apocalipse Capitulo 2
1. Ao anjo da igreja de Éfeso, escreve: Eis o que diz aquele que segura as sete estrelas na sua mão direita,aquele que anda pelo meio dos sete candelabros de ouro.
2. Conheço tuas obras, teu trabalho e tua paciência: não podes suportar os maus, puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são e os achaste mentirosos.
3. Tens perseverança, sofreste pelo meu nome e não desanimaste.
4. Mas tenho contra ti que arrefeceste o teu primeiro amor.
5. Lembra-te, pois, donde caíste. Arrepende-te e retorna às tuas primeiras obras. Senão, virei a ti e removerei o teu candelabro do seu lugar, caso não te arrependas.
6. Mas isto tens de bem: detestas as obras dos nicolaítas, como eu as detesto.
7. Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei de comer (do fruto) da árvore da vida, que se acha no paraíso de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário