domingo, 2 de agosto de 2020

Apocalipse - Tiatira


Tiatira foi um significativo centro de comércio. Artesãos faziam roupas de linho e algodão que às vezes eram tingidas de vermelho ou púrpura. Trabalhadores de bronze, curtidores, oleiros e padeiros levavam suas mercadorias até a cidade. Homens de negócio eram capazes de lucrar e adquirir bens na região para César Augusto e a família imperial. Escravos eram trazidos e vendidos em Tiatira onde um mercado de escravos estava localizado .




Tiatira era um centro comercial na Ásia Menor (moderna Turquia). Estava localizada num fértil vale no qual passavam rotas de comércio. Embora destruída por um terremoto durante o reino de César Augusto (27 a.C.-d.C. 14), Tiatira foi reconstruída com a ajuda Romana. Produtos têxteis eram os mais importantes em Tiatira . Uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes como Filipos.




Situada na Ásia Proconsular entre Pérgamo ao norte, e Sardes ao sul. Distantes alguns quilômetros do mar. Pertencia à Lídia e estava na fronteira da Mísia. A estrada de Pérgamos a Sardes passava por Tiatira. Seus nomes anteriores eram "Euhippia" e "Pelopia"; hoje é Akhinsor.
Fundada por Seleuco I, da Síria, no século IV a.C. Em 133 a.C, juntamente com Pérgamo, passou para a tutela romana. Seleuco fundou a cidade num vale profundo do Hermo e do Caíco.
Pela estrada, chegava e saía gente de toda parte do mundo. Tornou-se um grande centro comercial e também industrial. De um caramujo tiravam uma coloração avermelhada, conhecida como púrpura. Com essa tinta tingiam lãs, algodão e linho. Esses produtos fabricados em Tiatira eram famosos na Ásia e na África. Lídia (At 16), a primeira pessoa convertida na Europa pelo trabalho de Paulo, procedia dessa cidade. Em Filipos, ela vendia "púrpura" de Tiatira. A cidade também era fabricante de cerâmica para adorno e uso doméstico. Além disso, fundiam um bronze especial com o qual fabricavam utensílios diversos, famosos como a púrpura.



A quarta carta do Apocalipse é dirigida ao "anjo" desta igreja (2.18-29). Apocalipse 2.18 parece lembrar o bronze fabricado na cidade. Jesus destaca as obras boas da igreja, seu amor, sua fé, seu serviço e sua perseverança. Mas ela foi reprovada por tolerar a "mulher" Jezabel. Deveria ser um membro da igreja local que foi aceito entre o povo de Deus assim como Jezabel foi aceita na comunhão de Israel através de Acabe. Outras semelhanças: como Jezabel trouxe ídolos para Israel, essa pessoa causou perturbação na igreja; como Jezabel perseguiu o bem, esse membro da igreja combateu a sã doutrina; como Jezabel foi condenada e morta, esse membro deveria ser afastado do corpo de Cristo. Provavelmente o ensino da "Jezabel" da igreja de Tiatira deveria ser algo ligado a práticas imorais e idolátricas de algumas das muitas instituições espalhadas pela cidade pagã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário