quinta-feira, 10 de março de 2011

Jogue fora suas muletas


Assim que nasci recebi de meus pais o tradicional presente de nossa cultura milenar : um par de muletas.
Claro, eu era ainda muito pequeno para tentar caminhar, mas era sempre assim. Por precaução todo recém-nascido recebe o par de muletas, afinal nunca se sabe quando a criança tentará dar seus primeiros passos.
No meu caso demorei mais do que outros para caminhar, mas logo mamãe com todo o cuidado colocou minhas muletas em baixo de meus braços. A princípio me rebelei e insistia em andar sozinho sem a ajuda das muletas, porém gradualmente fui convencido de que a comunidade estava certa, é impossível andar sem muletas! Há séculos nossa cultura vem presenteando os recém-nascidos com muletas. Claro as muletas são diferentes, dependendo das condições socio-econômicas da família em que nascemos. Lembro ainda como se fosse hoje, do menino que conheci na pré-escola. Vinha de uma família de grandes posses e ostentava sua muleta de ouro cravejada com diamantes.
Recentemente o encontrei na rua andando apoiado numa muleta de madeira de terceira, e perguntei o que havia acontecido. Ele me disse que havia encontrado a salvação, tinha abandonado todos os bens materiais e entrado para uma seita espiritual. Jogara fora sua muleta de ouro e diamante e recebeu da comunidade religiosa, aquela muleta de madeira. Disse-me que estava feliz, que nunca tinha se sentido tão bem na vida. Deixou comigo alguns livros de sua denominação religiosa, que explicava como é importante a entrega a Deus para que conseguíssemos a total Liberdade e encontrássemos a Verdade. Frisou insistentemente que havia um capítulo especial onde era minuciosamente explicado porque deveríamos abandonar todas as outras muletas e passarmos a usar apenas a muleta oferecida pelos dirigentes daquela comunidade. Despediu-se e saiu tão rápido quanto as suas muletas permitiam.
O que me impressionou foi que durante toda nossa conversa, em nenhum momento ele reparou que eu não estava mais usando muletas. Se ele tivesse reparado certamente ficaria impressionado e talvez tivesse perguntado como eu havia conseguido aquele milagre: Caminhar sem muletas!
Mas certamente o que mais o impressionaria seria minha resposta:
- Nunca foi necessário muletas para que caminhássemos. Na verdade caminhar sem muletas é uma possibilidade que temos desde que nascemos! Jogue fora suas muletas e caminhe!
Bom, pensando bem, talvez ele não acreditasse em mim, me chamaria de louco, ou coisa parecida. E talvez no lugar dos livros que me deu, teria me carregado para sua Igreja.
(by Celso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário