domingo, 8 de janeiro de 2012

Spinoza


Diz a lenda que apenas dois homens conheceram Deus: Cristo e Spinoza . Esse, perseguido tambem pela Religião criada pelos homens, "em nome do outro".

( Texto de Paul Strathern ): "Spinoza é o filósofo dos filósofos. Construiu um sistema metafísico de beleza surpreendente, brilhante, tanto mais que não se inspira nem na realidade nem na experiência. Era um homem profundamente religioso, embora aparentemente não professasse nenhuma fé. Sua filosofia é permeada pela idéia de Deus e ele mesmo viveu uma vida de santo. Consequentemente, foi abominado em vida por todas as religiões e, após a morte, suas obras seriam difamadas, perseguidas e queimadas. Hoje em dia, quando não se exige mais dos filósofos a crença em deus, quando eles levam - como todos nós - vidas escandalosas e tem que prestar atenção na realidade, Spinoza é tido como o filósofo exemplar. Se eventualmente for canonizado, será o padroeiro dos hipócritas. "

Spinoza nasceu em Amsterdã em 24 de Novembro de 1632 e faleceu em 21 de Fevereiro de 1677 em Haia. Excomungado e expulso pelas religiões Judaica e Cristã, quase tiram sua vida em atentados. Fugiu e viveu uma vida simples e reclusa, como lapidador de lentes.
Criou uma filosofia aparentemente anacrônica para nós, com seu pensamento teísta e sistemático. Ironicamente, as conclusões que tirou desse antiquado sistema estão profundamente afinadas com o pensamento moderno - do campo científico 'a política. Tanto o sistema como suas conclusões são de uma beleza sem par na história da filosofia. E se a beleza é a verdade e a verdade é a beleza, a filosofia de Spinoza é tudo o que precisamos saber.
Escreveu sua obra maior, "Ética" (de Deus ) além de "Tratado Político" , "Tratado sobre a Religião e o Estado", "Melhoramento do Intelecto" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário