sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Há algo mais terrível que o despertar?


"Há sofrimento político, social, religioso; toda a nossa vida psicológica está em confusão, e todos os guias políticos e religiosos falharam: todos os livros perderam o seu valor. Abri o Bhagavad-Gita, ou a Bíblia e verificareis que perderam aquela ressonância, aquela qualidade de verdade; tornaram-se meras palavras. Mesmo aqueles que repetem essas palavras estão confusos e incertos .
Ora bem, qual é a causa dessa confusão, desse sofrimento? Tendes de descobrir por vós mesmos essa causa, conhecer a verdade nela encerrada, vê-la como realmente é. Ela indica, por certo, a derrocada de todos os valores morais e espirituais, e a glorificação de todos os valores sensoriais, das coisas feitas pela mão ou pela mente. Quanto mais valor atribuímos às coisas dos sentidos, tanto maior é a confusão.
Vedes o processo de desintegração a estender-se pelo mundo. A ordem social desaba, as várias organizações religiosas, as crenças, as estruturas morais e éticas, tudo está falhando. Na nossa chamada civilização - indiana, européia ou qualquer outra - generaliza-se a corrupção e vê-se toda sorte de atividades inúteis.
Nessas condições, será possível, a vós e a mim, nos tornarmos cônscios de todo esse processo de desintegração e, retirando-nos dele, como indivíduos, adotarmos a séria intenção de criarmos um mundo de espécie totalmente diversa, uma diferente espécie de cultura, de civilização? " 

(Krishnamurti )


Um comentário:

  1. Rapaz, esta é uma das mais belas fotos que conheço... Carrego-a em meu espaço virtual há anos!!! Grande texto do velho Krishnamurti. Nada mais terrível do que despertar. Há uma frase de Samael Aun Weor (malucão): "A nem todas as essências interessa a maestria". Buenas, às que interessa, "solta a pêia"!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir