terça-feira, 25 de junho de 2019

A grande mentira

A Grande Mentira 




De acordo com Gênesis 3, a Queda a Humanidade estava centrada no fruto proibido. Satanás, após abordar Eva, sutilmente questionou a autoridade de Deus e colocou um enfoque positivo naquilo que seria um ato de clara deslealdade ao Criador.
A tática de Satanás não era de negar Deus; mas era uma estratégia de engano, de dúvida e de desobediência:
"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: 
Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus:
Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. 
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." [Gênesis 3:3]
A essência da mensagem insinuadora de Satanás focou a dúvida e a promessa ilusória de autodivinização por meio de novos conhecimentos 
— .."Sereis como Deus, sabendo o bem e o mal." 
O ponto de foco não era intelectual, embora possamos ver que Eva estava desejosa por conhecimento; ao contrário, era um desafio direto da criatura à autoridade do Criador
"O Homem Como um Deus", é um tema repetido. Em uma minissérie para a televisão em 1987, Shirley MacLaine e um amigo estão em uma praia com os braços abertos e anunciam audaciosamente: "Eu sou Deus".
A Teosofia, um desenvolvimento religioso dos anos 1880s, que gerou o moderno Movimento de Nova Era e os ensinos esotéricos da Maçonaria, também proclama esse conceito de autoconhecimento: 

Teosofia:
"O homem não existe para ser coagido; ele existe para ser livre. Ele não é um escravo, mas um Deus no processo de formação." — Annie Besant, Esoteric Christianity, pág. 220. 
"Para sermos perfeitos como o Pai, precisamos ser iguais a ele e, portanto, temos aqui a doutrina ensinada na antiguidade pelos brâmanes: cada homem é Deus e uma parte de Deus.
 Isto apóia a unidade da humanidade como um todo espiritual..." — William Q. Judge, Points of Agreement in All Religions. Discurso ao Parlamento das Religiões, 17 de abril de 1894

Maçonaria:
"Aqui está o grande segredo da Maçonaria — o segredo que torna um homem consciente daquela divindade que está dentro dele." – Joseph Fort Newton, The Builders, pág. 293. 
"O homem é um deus em formação e, como nos mitos místicos do Egito, na roda do oleiro ele está sendo moldado. Quando sua luz brilha para elevar e preservar todas as coisas, ele recebe a coroa tripla da divindade..." — Manly P. Hall, The Lost Keys of Freemasonry, pág. 92
Tudo isto se assemelha ao Movimento de Nova Era. John Randolph Price, um autor e expoente da Nova Era se vangloria do autoconhecimento e da divindade pessoal:
"Nada pode me tocar, exceto a ação direta de Deus e Deus é meu Eu Onipotente. Posso todas as coisas pela Força do Cristo Eu SOU. EU Sou a FORÇA! [ John Randolph Price, The Planetary Commission (Quartus Foundation, 1984), pág. 133. ]
Um Curso em Milagres é um programa de Nova Era destinado a ajudá-lo a redescobrir seu eu maior. Aqui estão algumas das "verdades" ensinadas nas lições: Lição 29: "Deus está em tudo o que vejo."
Lição 61: "Sou a luz do mundo."
Lição 70: "Minha salvação vem de mim mesmo."
"Você pode substituir 'Cristo' por presença, se isso for mais significativo para você. Cristo é sua essência de Deus, ou o Ego, como é algumas vezes chamado no Oriente. 
A única diferença entre Cristo e presença é que Cristo se refere à divindade que reside em você." – Eckhart Tolle, The Power of Now, pág.104..

Sério? 
Tenho de olhar para dentro de mim para encontrar minha "divindade residente?" Além disso, minha salvação vem de mim mesmo?
Entretanto, se eu examinar meu coração e for honesto comigo mesmo, sou forçado a reconhecer que não há nada dentro de minha natureza que seja puro ou divino. 
Ao contrário, meu coração é tenebroso. Minha natureza interior é a mesma que a de toda a humanidade: afetada pelo pecado, enganosa e orgulhosa
Não somente isto é evidente em meus caminhos caídos, mas é um fato declarado pela Bíblia: 
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam." [Isaías 64:6]

(*) Texto de OIi Tel .
(**) EGOteísmo . O grande problema em se achar com partícula divina ou Deus é o simples fato da incapacidade em curar uma simples hemorroida sem depender de outro.
(***) ACORDA ! NÃO HÁ NADA DE DIVINO DENTRO DE VOCÊ !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário