quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Gesta Francorum


No caminho para Jerusalém, os cruzados pararam em Antioquia, um local estratégico que precisavam tomar como local crucial para suprimentos, reforços e retirada. O primeiro cerco de Antioquia começou em 22 de outubro de 1097 e terminou em 2 de junho de 1098, com a tomada da cidade, exceto a cidadela.

A segunda parte do cerco, que é o que nos interessa aqui, é quando o grande exército do poderoso emir Kerbogha chegou logo após a vitória dos cristãos para retomar Antioquia.
Ele e seu enorme exército tentaram invadir a cidade em 7 de junho, mas falharam e, dois dias depois, ele havia estabelecido seu próprio cerco em torno de Antioquia. Agora eram os cruzados que estavam sitiados.

Os cruzados sofriam com baixos suprimentos e um exército menor, as forças de Kerbogha eram duas ou três vezes o seu número. Além disso, muitos cavaleiros cruzados perderam seus cavalos e foram "reduzidos a lacaios fracos e desamparados", como observou um cronista, também diminuindo o moral já fraca no campo.

Mas então, depois de três semanas, os cruzados decidiram fazer uma surtida e entrar em batalha. A decisão foi desesperada e uma derrota parecia certa. No entanto, eles conquistaram uma vitória esmagadora com relativa facilidade.

Os historiadores modernos tentaram, sem sucesso, oferecer explicações práticas para a vitória: o moral ainda mais baixo dos turcos, as brigas intermináveis ​​de seus líderes etc. Eles geralmente ignoram o que os cronistas medievais da batalha relataram como uma das principais causas da vitória: isto é milagres.
  • primeiro milagre que Nosso Senhor deu para elevar o moral e incentivar os líderes a entrar em batalha foi a descoberta da lança sagrada na Catedral de São Pedro em Antioquia;
  • segundo milagre foram os soldados celestes em cavalos brancos que apareceram das montanhas para ajudá-los, ostentando bandeiras brancas e liderados por São Jorge.
Alguns dias após o cerco, Pedro Bartholomew, um cruzado camponês da Provença pediu para ver seu comandante Conde Raymond, de Aguilers, porque tinha notícias importantes.

Ao receber uma audiência do conde e do bispo Adhemar de Puy, Pedro lhes disse que Santo André havia aparecido para ele em uma visão na qual lhe mostravam o paradeiro da Santa Lança que perfurava o lado de Nosso Senhor na cruz. O conde Raymond ficou impressionado e um clima de expectativa animada se espalhou entre os cruzados na cidade pressionada.

Um grupo foi organizado para ir ao local indicado e, para grande alegria de todos os presentes, a Lança foi descoberta. A descoberta da lança impulsionou o moral de todos no campo cristão e deu-lhes a convicção da ajuda de Deus na batalha.


A seguir, trechos de um relato da crônica medieval Gesta Francorum (Os feitos dos francos), escrita por um autor anônimo por volta de 1100-1101:

Havia um certo peregrino de nosso exército, cujo nome era Pedro, a quem São André, o Apóstolo, apareceu antes de entrarmos na cidade e disse: "O que você está fazendo, bom homem?"

Pedro respondeu: "Quem é você?"

O apóstolo disse-lhe: "Eu sou Santo André, o apóstolo. Saiba, meu filho, que quando você entrar na cidade [Antioquia], vá à Igreja de São Pedro. Lá você encontrará a lança do nosso Salvador Jesus Cristo, com o qual foi ferido enquanto pendurado nos braços da cruz. "

Tendo dito tudo isso, o apóstolo logo se retirou.

Mas Pedro, com medo de revelar o conselho do apóstolo, não estava disposto a dar a conhecer aos peregrinos. No entanto, ele pensou que realmente tinha tido essa visão e disse: "Senhor, quem acreditaria nisso?" Então, nessa mesma hora, Santo André o levou e o levou para o local onde a Lança estava escondida no chão.

Quando pela segunda vez estávamos situados em estreitos desesperados, como declaramos acima, Santo André voltou a dizer-lhe: "Por que você ainda não tirou a Lança da terra como eu lhe ordenei? Saiba, em verdade, quem quer que seja portar esta lança em batalha nunca será vencido por um inimigo ".

Pedro, de fato, imediatamente tornou conhecido por nossos homens o mistério do apóstolo.

O povo, no entanto, não acreditou, mas recusou, dizendo: "Como podemos acreditar nisso?" Pois eles estavam totalmente aterrorizados e pensaram que deveriam morrer imediatamente.

Então, esse homem Pedro apareceu e jurou que tudo era verdade, e que de fato Santo André lhe apareceu duas vezes em uma visão e lhe disse: "Levante-se. Vá e diga ao povo de Deus que não tema , mas para confiar firmemente com todo o coração no Deus único e verdadeiro e eles serão vitoriosos em todos os lugares.No prazo de cinco dias, o Senhor lhes enviará um sinal tal que permanecerão felizes e alegres e, se quiserem lutar, deixe-os sair. imediatamente para a batalha, todos juntos, e todos os seus inimigos serão vencidos, e ninguém se levantará contra eles. "

Então, quando souberam que seus inimigos seriam vencidos por eles, começaram imediatamente a reviver e encorajar um ao outro, dizendo: "Apreciem-se e estejam em todos os lugares corajosos e alertas, pois o Senhor virá em nosso auxílio no próximo batalha e será o maior refúgio para o Seu povo, a quem vê persistindo em tristeza. "

Assim, ao ouvir as declarações daquele homem Pedro Bartholomew que nos relatou a revelação de Cristo através das palavras do apóstolo André, fomos apressados ​​imediatamente para o local na Igreja de São Pedro que ele havia indicado.

Treze homens cavaram lá desde a manhã até as vésperas. E então aquele homem Pedro encontrou a Lança, exatamente onde ele havia indicado. Os outros a receberam com grande alegria e medo, e uma alegria além da medida surgiu em toda a cidade. E, a partir dessa hora, seguimos conselhos de batalha entre nós.


                        (os cruzados cercam Antioquia e tomam  a cidade em 1098)

Esse milagre transformou tanto o moral do exército sitiado que, em 28 de junho de 1098, os cruzados reanimados partiram de Antioquia para a batalha. Eles foram liderados por seu melhor soldado, o guerreiro normando Bohemond de Taranto, e a Lança Sagrada foi carregada pelas tropas de outro de seus principais comandantes, o conde Raymond de Aguilers.

                                                        ( a lança sagrada na mão de um Bispo )

* a primeira figura logo acima 'a direita é a lança sagrada exibida no palácio real de Viena,na Áustria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário