sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Liberdade e Responsabilidade


Responsabilidade é a negação da liberdade. Como é possível ser livre e responsável? Não é mais fácil afirmar que não há liberdade? Sim, tenhamos a coragem de afirmar que o ser humano não é livre, que esta sociedade não é livre, que este país não é livre. É possível dizer que um ser dominado pelo instinto ou pela sua consciência moral é livre? Quando dividimos tudo entre certo e errado estamos negando a liberdade. Se não escolhemos o nosso corpo , emoções, a nossa capacidade mental, nem o berço onde nascemos, como pode alguém falar em liberdade?

Somente existe a liberdade de ser e esta é uma conquista totalmente pessoal.
O nosso corpo, mente e emoção é uma máquina de efeitos condicionados e por isso não é livre. Ao ampliarmos a consciência acontece a transformação.
Dane Rudhyar afirma que há uma "reorientação, repolarização e uma reavaliação que implicam num estágio de "isolamento". Há, no início, "uma cisão quase completa de sua personalidade nitidamente diferenciada de todas as raízes raciais e culturais.Há uma "reconversão" quando a "consciência estelar individual aprende que ela, como Estrela, pertence a uma Constelação."
Segundo Jung, há a tomada de consciência da sua "sombra". A "sombra" representa o que falta a cada personalidade. Ela é, para cada indivíduo, aquilo que ele poderia ter vivido e não viveu.É "o conjunto do que o sujeito não reconhece e que o persegue incansavelmente".
É neste processo de autotransformação que encontraremos a liberdade. A liberdade de ser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário