quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Busca


A BUSCA: satisfação de desejos
O homem é o ántropos grego: aquele que olha para cima, aquele que anseia sempre o mais alto e por isto seus desejos são infinitos. A insatisfação, afirma Saramago, mora no coração do próprio Deus.
O que move o ser humano é o desejo. Como não é possível satisfazer todos, faz escolhas usando a razão e a intuição, direcionado, também, pelos códigos de moral, ética e Direito do seu grupo social. Entre o erro e o acerto, ele aprende. É assim que se realiza. Realizar-se significa desenvolver todas as potencialidades afetivas e criativas com liberdade e respeito mútuo.
A felicidade, redenção," iluminação ", realização reside na eliminação ou satisfação dos desejos.
Existem dois caminhos:
A satisfação de alguns e o direcionamento ou sublimação de outros, através de um condicionamento imposto pela vontade.
A satisfação de todos.
Os caminhos são escolhidos naturalmente de acordo com o caráter de cada pessoa. Há uma inclinação natural nessa busca. Entretanto, para o ser humano tornar-se inteiro, uma unidade, um indivíduo, um si-mesmo, ambos os caminhos precisam ser trilhados. O homem numa etapa do seu desenvolvimento precisa saber usar a sua força de vontade até o seu ponto máximo, exercendo seu poder sobre os instintos e sobre a natureza que o cerca; não irá eliminar a força dos seus instintos mas compreende-los, dominá-los; noutra etapa ele necessita satisfazer, entregar-se e viver todos os desejos instintivos ainda existentes até que já não haja nada a ser desejado. A fera dominada precisa ser solta para que ele possa experimentar a totalidade. A segunda etapa, para alguns, é o maior desafio, a passagem pelos infernos.
Wu Wei, não-agir, não escolha, é o estado do ser " iluminado ", ou seja, realizado. Para chegar a este estágio ele passou pelos dois caminhos, porque não há outra forma de encerrar A Busca: a satisfação dos seus desejos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário