sábado, 12 de novembro de 2011

Ciúmes



Consegue fazer da vida dos alvos o inferno, com suas eternas desconfianças, medo de traições, medo de ser abandonado, medo de não continuar merecendo atenção do alvo.
Quem ou o que estiver lá quando o ciumento define seu alvo, é quem é, ou o que será o objeto de sua possessividade, de seu rancor, de suas raivas, de sua agressividade, de seu ódio, de sua manipulação, de sua vingança. Cercam o alvo, destroem o relacionamento.
A vida dos alvos é sempre um inferno de confusões, pois o ciumento é confuso. Mas o ciumento sofre também. Faz sofrer e sofre.É infeliz.
Numa situação que um indivíduo “normótico” ( neologismo) nem se toca, ele vê dragões e perigos. É o rei dos “ E SE?” . Os perigos sempre envolvem perdas, ele tem um medo irracional de perder, muitas vezes o que nem tem, mal julga ter. Cuidado ao usar a palavra Ciúme. Muitos pensam que é apenas um sentimentozinho normal, sem maior importancia, um apego maior a alguem ou a algo. Confunde-se como consequencia do amor. Não é.
É uma das psicopatologia mais * horrorosas * que há, onde o doente sofre e o atingido por ele também, com confusões mils.
Claro, fogem de quem lhes aponta tal defeito. Se tornam incoerentes. Não conseguem firmar-se em qualquer explicação de suas motivações pois sempre as modifica. Evitam ser analizados. E continuarão a viver infelizes.
Se você entender o porquê desse sentimento, seu progresso e amadurecimento emocional levarão a outro patamar. E afinal de contas o que é mais sábio, sair brigando, manipulando ou fugindo de sí e de todo mundo, ou aprender mais sobre você? Qual das respostas você acha madura?

(Texto base da psicanalista Marcia Lee-Smith)

Nenhum comentário:

Postar um comentário