terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fundos Negros


Sendo a vida relacionamentos com pessoas, objetos, natureza e ideias, muitas vezes nos deparamos com algumas coisas que batem em nossa porta para percebermos.
É visivel quando em algum relacionamento com alguma pessoa portadora de traumas, um "fundo" psicologico surge durante o convívio.
Atentos para isso, pois sem a atenção não se pode inclusive ajudar um outro a perceber seu proprio entrave, existem talvez tres maneiras para que isso venha a tona.
A primeira seria a propria pessoa perceber isso, consigo mesma, o que convenhamos não é facil pois normalmente as pessoas não estão atentas para seu proprio psicologico.
A segunda maneira seria o outro mostrar 'a pessoa a origem de tais entraves.
Também dificilmente é aceito por algumas razões ilusórias, como por ex. se sentir inferior, se sentir menosprezado, sentir-se odiado, etc, porque é um processo dolorido mesmo e que nessas ilusões exemplificadas promovem novamente fugas, mas que devidamente transcendido, a pessoa se transforma em um ser humano de muito maior capacidade e potencial, frutos nascidos de uma real humildade e simplicidade quando dessa permissão.
A terceira maneira seria a vida sempre bater na cara aquilo onde há o travamento. Normalmente não se aceita o machucado que isso promove e ,assim, ao invés de parar, assimilar, perceber e compreender, volta-se ao caminho oposto , a costumeira fuga. E a vida sempre tocará nesse "ponto frágil" mais cedo ou mais tarde.
Para a fuga que esses entraves promovem, os caminhos são cheios de travessas, onde normalmente se apoiará em algo que muitas vezes tenha sido formatado desde pequeno , como a religião, por ex. , ou qualquer outro escape, como uma simples visita 'as vitrines de um Shopping. Nada contra...
Sempre existirão modos de fugir, e objetos a distrair, porque é assim mesmo que promove o medo desse "fundo negro" .
Sabe-se que muitos desses "fundos negros" nascem desde a infancia num ponto fundamental da criança em seu crescimento: a auto-estima. Seja o que promoveu o não desenvolvimento sadio dessa atuo-estima, como a super-valorização da mesma ( o "tudo pode" criado quando no "tudo consigo" via pais), ou a baixa auto-estima quando algum problema algumas vezes de ordem física teve seu inicio.
Tais entraves, tais "fundos negros" surgem ou explodem na vida adulta, sempre limitando, sempre de alguma forma dolorida, porque é assim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário