domingo, 11 de dezembro de 2011

O que não queremos ver


Essa foto acima é do fotógrafo Kevin Carter, tirada provavelmente em março de 1993, e foi a vencedora do Premio Pulitzer em abril de 1994. A foto mostra um abutre esperando a criança morrer para poder se alimentar.
Essa é a natureza do abutre.
A foto mostra a criança faminta, agonizante, rastejando rumo 'a um campo de alimentos mantida pela ONU distante 1 km , durante a grande crise de fome que devastou o Sudão.
O som do choramingar macio perto da vila de Ayod atraiu Carter a essa criança sudanesa. A menina havia parado para descansar, ao esforçar-se para chegar ao centro de alimentação, onde um abutre tinha aterrado próximo. Carter disse que esperou aproximadamente 20 minutos, aguardando que o abutre abrisse suas asas. Não o fez. Carter tirou a fotografia e perseguiu o abutre para afastá-lo. Entretanto, foi criticado por somente estar fotografando e não ajudando a pequena menina.
Carter foi um fotografo que mostrava o que não queriamos ver. Carter não podia fazer nada além, naquele momento , porque milhares de crianças viviam na mesma situação ( e ainda vivem hoje em dia, no mundo todo).
Em 27 de julho de 1994 , tres meses após o prêmio, e em uma profunda depressão, Carter levou seu carro até um local da sua infância e suicidou-se utilizando uma mangueira para levar a fumaça do escape para dentro de seu carro. Ele morreu envenenado por monóxido de carbono aos 33 anos de idade. Partes da nota de suicídio de Carter dizia:

"Estou deprimido… Sem telefone… Sem dinheiro para o aluguel.. Sem dinheiro para ajudar as crianças… Sem dinheiro para as dívidas…
DINHEIRO!!!…
Sou perseguido pela viva lembrança de assassinatos, cadáveres, raiva e dor… Pelas crianças feridas ou famintas… Pelos homens malucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos… Se eu tiver sorte, vou me juntar a Ken… (sua falecida esposa) [ "

Mas o que Carter fez foi muito mais com suas fotos... e com essa foto denominada "a Foto que Chocou o Mundo". Carter tirou sua própria vida, mas com isso nos mostrou o que devemos fazer.
Rezar , quem assim deseja , como um início de tudo, porque tocou o coração.
Tocou o coração porque temos profundo sentimento.
O mesmo sentimento que nos leva a não nos conformar com isso.
Não nos conformando , nos leva a agir.
Agindo da forma como cada um de nós pode agir, de acordo com nossas forças e nossa capacidade.
Porque não nos conformamos,
Pois temos profundo sentimento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário