terça-feira, 11 de junho de 2013

Personalidade


Gritar "eu", "eu",dia e noite, não ajuda a personalidade a se tomar mais rica e mais madura.
Significa uma ênfase exagerada do fator estrutural que existe na personalidade total; mas a estrutura poderá ser muito forte, muito definida e...

VAZIA !
Essa despersonalização é produzido pela ausência de substância na vida da personalidade. Esta substância necessária à alimentação da personalidade não vai ser encontrada por meio de afirmações de auto-obstinação e orgulho do ego. Ela tem de ser colhida através de experiências significativas. Colhida de onde? Da vivência de relacionamentos verdadeiros e vitais — com nossos semelhantes, com a vida profundamente sentida do grupo e da cultura à qual pertencemos, com as forças da natureza (inclusive as forças da natureza humana genérica), com tudo o que vive e se move na Terra e no vasto universo do céu. A experiência significativa de relacionamento — numa forma íntima, estável, perene e concentrada — é a única (e cada vez mais rara atualmente) maneira de desenvolver uma personalidade rica e madura. 
Jung escreveu :


"Ninguém desenvolve a sua personalidade porque alguém lhe disse que seria útil e aconselhável que fizesse isso... Nada sofre uma mudança sem necessidade, muito menos a personalidade humana. Ela é imensamente conservadora, para não dizer inerte. Somente a necessidade mais aguda é capaz de despertá-la... O desenvolvimento da personalidade do seu estado embrionário para a consciência plena é ao mesmo tempo um carisma e uma maldição. Seu primeiro resultado é a separação consciente e inevitável, do ser individual, do rebanho indiferenciado e inconsciente. Isto significa isolamento, e não há palavra mais confortante para isso... Também significa fidelidade a lei do nosso ser... a menos que o indivíduo escolha o seu caminho conscientemente e com decisão moral consciente, a personalidade jamais poderá desenvolver-se... A verdadeira personalidade sempre tem vocação e acredita nela, é fiel a ela como é fiel a Deus, a despeito do fato de que é apenas, como diria o homem comum, um sentimento de vocação individual. Esta vocação, porém, age como uma lei de Deus, da qual não há meio de fugir. O fato de que muitos se arruínam seguindo seus próprios caminhos não significa nada para aquele que tem vocação. Ter vocação quer dizer, no sentido original, ouvir uma voz que lhe fala..."

- Personalidade é algo muito sério ! Nada tem a ver com o "bater o pé firme no que quero"- egoismo profundo. Engana-se completamente quem acha provido de Personalidade antes dos 40 anos, próximos, pois além de poucos se preocupam em desenvolverem , seu início coincide com uma fase mais madura do ser . É  um "algo interior" , a "voz interior"  que a Personalidade segue e se fortalece.




Nenhum comentário:

Postar um comentário