sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sonhos

Mundos reais
Mundos ilusorios
Mundos alegres
Mundos tristes
Sonhar a liberdade
Pensar na felicidade
Alcanço, logo perto
E distante se torna
Lagrimas levam
Mas em sonhos...

...me liberto...

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ausencia presente

Sou um observador ausente...
Mas o que seria isso ?
Seria algo surgido,
quando não se está presente
Detalhes eu vejo, além das cores, formas e brilhos
E nisso reside o meu presente;
Pois não desejo vir-a-ser,
muito menos algo que fui
Mas apenas estar Ausente...
E, estranho...
ao mesmo tempo,
Presente "nisso tudo"

sábado, 9 de outubro de 2010

Ética Universal


Uma ética universal esta além dos valores comuns, dos valores de uma sociedade e suas leis 'a regrarem-na e, por isso, de dificil entendimento pelo comum, de algo incomum, pois quem nesse estado vive, vive além de um "centro de reações" psicológicas na qual não mais se julga, avalia ou reage, condena ou aprova, mas sim isento de tais reações, conduz a uma reta ação, correta, Universal, que apareceu em muitos no passado 
(sábios) e que ainda hoje, aparece .
Nesse "estado de sabedoria" age-se sem causar ou sofrer danos.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dois mundos, uma unidade


DOIS MUNDOS, UMA UNIDADE, UMA REALIDADE

O mundo material, objetivo e racional é regido pela lei da causalidade.
Nada acontece sem uma causa correspondente, nenhum efeito é maior do que a sua causa.
Tudo que está sujeito à lei da causalidade acontece no tempo e no espaço, que não são objetos, mais sim modos ou atributos de percepção sensitiva e concepção intelectual. A ciência, a técnica e a arte, isto é, a cultura e a civilização assentam alicerces na lei da causalidade, que é o objeto específico da inteligência. Existem, entretanto, fenômenos de causas desconhecidas e que o homem comum chama de casualidade.
Este é o mundo dos sentidos e do intelecto, o mundo do ego. O mundo que não pode ser explicado pela lei da causalidade nem pelos sentidos e pelo intelecto é o mundo dos instintos, da emoção, do sentimento, o reino do eterno, do infinito, do absoluto.
Este é o mundo do Ser. O ser humano interage com esses dois mundos.
A distinção entre dois mundos, segundo Nietzsche apareceu claramente com Sócrates, pela oposição entre essencial e aparente, verdadeiro e falso, inteligível e sensível, fazendo da vida aquilo que deve ser julgado, medido, limitado; foi criado o "homem teórico", racional e lógico, separando o pensamento e a vida.
"Enquanto em todos os homens produtivos o instinto é uma força afirmativa e criadora, e a consciência uma força crítica e negativa, em Sócrates o instinto torna-se crítico e a consciência criadora".
Todos os fenômenos conhecidos e desconhecidos estão interrelacionados. Não há dois mundos separados, estanques. Não há um "vale de lágrimas" aqui no mundo do ego e um céu ou inferno em outro mundo, em outra dimensão. O ser humano move-se dentro de um todo e cabe a cada um, individualmente, tomar consciência dessa realidade.
Quando toda a nossa motivação e ação, toda a nossa energia e interesses estão canalizados para o mundo do ego somos incapazes de perceber o Todo. Ao nos afastarmos do mundo sensível e desenvolvermos apenas o intelecto, nós nos separamos da Unidade. Ao desenvolvermos somente a capacidade intelectual nós nos afastamos da nossa essência, nós nos incapacitamos, nos
aleijamos, desenvolvemos apenas uma parte, deixamos de viver pelas leis da natureza, do nosso mundo interior. O "homem teórico" de que nos fala Nietzsche afastou-se de sua humanidade e, pela inteligência, criou Deus.
O homem criou Deus e, agora, busca desenfreadamente, provas da sua existência. Não é fantástico? Tudo é extremamente simples, mas o homem quer uma explicação lógica, racional, científica! Desviou-se, separou-se, pela força da vontade, do seu mundo interior que faz a ligação com o Todo e agora, busca, freneticamente, respostas racionais para a sua existência.
Mas o seu Deus racional, objetivo não existe porque é uma criação sua, e, portanto, uma ilusão.
O homem primitivo vive instintivamente; o homem intelectual vive racionalmente; o homem superior promove a paz entre os instintos, transformados em sentimento, e o intelecto e, assim, pelo sentimento interage com o Todo, o eterno e o infinito.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

"Para lugar nenhum"

Escondida entre as montanhas, num país distante, existia uma aldeia. À entrada da aldeia haviam três estradas e, no local onde elas se separavam, três avisos diziam: "PARA O MAR", "PARA A CIDADE" , e o terceiro: "PARA LUGAR NENHUM". Até onde se podia lembrar, as pessoas só tinham viajado pelas duas primeiras estradas. Ninguém ousava seguir a estrada que levava a "Lugar nenhum". Ela permaneceu deserta e não trilhada.

Jane, uma menina da aldeia, não se cansava de fazer os outros habitantes a mesma pergunta: - Para onde vai a estrada que vai a lugar nenhum? E ela recebia invariavelmente a mesma resposta: - A lugar nenhum.

As pessoas temiam pela segurança da menina e diziam:- Nunca siga essa estrada. é muito perigosa. Ninguém jamais teve coragem de percorrê-la. Mas Jane pensou com seus botões que, se há uma estrada, ela deve levar a algum lugar. Um dia Jane fugiu da aldeia e, cuidando para que não a vissem, pegou a estrada proibida. Andou por um longo caminho, atravessando colinas e vales, passando por riachos e quedas d'água, florestas e desertos. E continuou em frente, até que começou a acreditar que os aldeões deviam estar certos. A estrada, de fato, não levava a lugar algum.

Até que um dia ela avistou um cão e disse a si mesma: - Se há um cachorro, deve haver uma casa ou pelo menos alguém por perto. Com um misto de medo e esperança, pôs-se a seguir o cachorro. Ele a conduziu por um caminho que dava numa casa escondida no meio de um bosquezinho frondoso. Uma senhora de idade morava na casa.

- Venha, minha pequena - convidou a senhora - venha para minha casa onde há muitos anos não recebo ninguém. Mostrou a Jane sua mansão repleta de tesouros preciosos.

- Você pode levar o que quiser. Tudo que possuo é seu, basta você querer. É a sua recompensa por ter tido coragem de ter trilhado a estrada que levava a lugar nenhum. Carregada de ouro e jóias, Jane se despediu da boa senhora.

Nesse meio tempo, os aldeões suspeitaram que Jane lhes havia desobedecido e tomado a estrada proibida. Ansiosos e nervosos, estavam convencidos que algo terrível havia acontecido. Por isso ficaram surpresos ao vê-la se aproximando, vinda daquela estrada, carregando seu precioso tesouro. Com toda a confiança, contou-lhes a verdade sobre sua viagem, e eles a escutaram maravilhados e espantados.

Logo havia uma torrente de aldeões viajando na estrada que levava a lugar nenhum. Caminharam durante dias e noites, mas não chegaram a lugar nenhum. Não encontraram nem o cão, nem a casa nem a boa senhora. Voltaram para a aldeia amargurados e desapontados, xingando Jane e acusando-a de mentirosa e impostora.

Jane balançou a cabeça e disse calmamente:

- É verdade que há um tesouro por descobrir, mas só para aqueles que ousam seguir uma estrada que leva a lugar nenhum.

(autoria desconhecida)

domingo, 26 de setembro de 2010

Seriedade


Confunde-se seriedade com situações na qual a pessoa ache ou não engraçado.
Quando da auto-observação, com certeza há respeito ao ser-humano que o impede em rir da desgraça alheia, mas isso não implica em não sorrir para coisas engraçadas, mesmo em situações na qual o outro esteja atrapalhado.
A seriedade implica nas observações de sí mesmo, em seus pensamentos e emoções geradas pelo ridículo que muitos desses nos apresentam, ou que nos permitiram surgir, porque nem todos os seres humanos estão no mesmo grau de conscientização de seus "humores" - no sentido de amadurecimento de seus pensamentos, motivos, sentimentos e emoções próprias, de sí mesmo. E isso nunca implicou inclusive que a tais valores ou condições que a pessoa encaixou em si mesma, seja o outro obrigado a seguir - pois isso é uma auto-imagem criada, e se caso o outro não vibre nessa condição na qual se colocou, será esse ferido em sua imagem, em seu orgulho que em sí mesmo condicionou tal imagem criada; haverá conflitos e confusões de todas as espécies.
Ser sério implica em observar-se nas relações com o outro, seja pessoa, objeto, natureza: quais motivos, sejam esses os mais difíceis ou mais ocultos que estejam na relação.
Onde se possa PERCEBER de fato onde e o como estaria contribuindo ou não para que o conflito se instaure, ou exista. E isso não é exigencia nem regra a seguir, mas sim apenas um estado atento na qual a pessoa deixe fluir.
Pois nada no Universo é permanente, tudo se apresenta sempre novo, e não podemos continuar a nos apegar a situações ou coisas passadas, mortas, inseridas apenas na memória.
E isso é o que é realmente viver a vida no presente.

Dualismo


"Hoje não podeis ver e nem ouvir, e é melhor assim. Mas um dia, o véu que cobre os vossos olhos será retirado pelas mãos que o teceram, e a argila que obstrui os vossos ouvidos será retirada pelos dedos que a amassaram. Então vereis, então ouvireis. E não deplorareis ter conhecido a cegueira e a surdez, pois,naquele dia, conhecereis a finalidade oculta de todas as coisas e bendireis as trevas como bendireis a luz"

Khalil Gibran

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sabedoria

e Rebeldia.
Sabedoria é algo que se adquire pelo amadurecimento.
Todo nosso aprendizado necessita do tempo para tornar-se um conhecimento, um saber. Um curso superior pode demandar cinco, seis anos, não pelo volume de conhecimentos necessários à sua conclusão mas porque o aprendizado precisa sedimentar-se.
Isto, entretanto, não significa que toda pessoa com determinada idade seja um sábio. A sabedoria é um dom que poucos desenvolvem.
Inequivocamente a sabedoria nasce da experiência. Entretanto, a experiência nada representa sem o conhecimento. O sol nasce no leste e se põe no oeste. Para os nossos sentidos, indiscutivelmente, o sol gira em volta da terra. O estudo e a pesquisa vão-nos mostrar que esta é uma ilusão, o sol está fixo, é a terra que gira em torno do sol.
Quantas outras ilusões os nossos sentidos nos mostram e nós aceitamos como realidades. Nós percebemos, devido às limitações dos nossos sentidos, apenas algumas dimensões da nossa realidade. É a consciência desta realidade que se amplia pela sabedoria.
A vida é um eterno aprendizado e para isso, precisamos manter o intelecto e o coração abertos ao novo. A harmonia entre mente e coração, entre a razão e sentimento é um dos segredos que levam à sabedoria. O comportamento rebelde, segundo socialmente nos propõem, é uma agressão à harmonia, inclusive universal segundo muitos espiritualistas.
Pois eu afirmo o contrário: a rebeldia é indispensável ao desenvolvimento da consciência e dos valores éticos.
É famosa a parábola de Jesus sobre a ovelha desgarrada:
"Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, porventura não deixa as outras noventa e nove nos montes e vai em busca daquela que se desgarrou? E, se acontece encontrá-la, digo-vos em verdade que se alegra mais por esta, do que pelas noventa e nove que não se desgarraram."
Somente o pecador é capaz de tornar-se santo. Somente quem elevou o ego ao seu grau máximo pode perdê-lo. Somente quem elevou o orgulho ao seu ápice pode tornar-se humilde. Somente quem passou pelo inferno pode chegar ao céu. O rebelde, o pecador, a ovelha desgarrada é "procurada por Deus".
O que nos mostra tal parábola ?
Deus irá preocupar-se com as restantes noventa e nove? São um rebanho, não tem vontade própria, apáticas vegetam na sua mediocridade. Mas Deus vai atrás da ovelha desgarrada, diferente, corajosa, audaciosa, rebelde. Quando a encontrar ele a levará festivamente nos ombros e haverá mais júbilo nos céus por causa desta única ovelha do que por todo o rebanho apático que somente lhe sabe dizer "Amém!".
Rebeldia é não aceitar autoridades e construir a sua própria verdade. Rebeldia significa buscar a Liberdade. Todo rebelde é um guerreiro e na luta contra as trevas da ignorância e das ilusões ele emergirá triunfante. A rebeldia enseja desenvolver o nosso mundo, a nossa consciência. O inconformismo contra a realidade em que vivemos e a necessidade de procurar soluções para os problemas pessoais e sociais são promovidas por rebeldes. O rebelde é um agente de transformação.
Rebeldia é a qualidade de um sábio.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Amor e Dor



O amor engrandece
e nisso não há duvidas
Mas não há um amor grande
que não tenha tido como caminho uma dor intensa,
constante, pulsante.
O amor é o desejo de todos,
mas é na dor como o fogo
que prova ao ouro
é que contemplamos o amor em essencia.
A dor é o periodo
em que a verdade está sendo gerada.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Cap.33


Quem conhece os homens é inteligente
Quem conhece a si mesmo é iluminado
Vencer os homens é ter força
Quem vence a si mesmo é forte
Quem sabe contentar-se é rico
Agir fortemente é ter vontade
Quem não perde a sua residência, perdura
Quem morre mas não perece, eterniza-se

(Tao Te Ching - Cap.33)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Experimentar



Consequencia do padrão reinante em nossa mente, o pensar produz o negar e expulsar, o admitir e aceitar, apegando-se ao que lhe seja agradável , expulsando ou tentando expulsar seu oposto.
Toda experiencia nesse padrão produz isso, e assim nasce o Ego, que acumula, com sua avaliação do bom ou mal, do melhor e do pior.
Mas...no momento de experimentar, o experimentador (Ego) não existe. O que existe é o experimentar, para logo em seguida nascer o Sensor, o que avalia como certo e errado, bom ou ruim, prazer ou fuga, pois ao acumular em sua mente na forma de memorias tais experiencias ( um processo viciado ), acostumou-se a lá buscar o vir-a-ser.
Enquanto existir essa entidade separada da experiencia, existirá a acumulação que sempre utiliza-se do processo de vir-a-ser, pois foge 'a dor, ao ruim, buscando o prazer, o melhor - é o condicionamento cerebral, o que nosso cérebro se acostumou.
Uma das consequencia, é construirmos sociedades cada vez mais consumistas, altamente competitivas, porque exigimos sempre o melhor, o mais perfeito , o que dará maior prazer.
Riquezas nascem, pobrezas enraizam-se.
Acumulos ocorrem, exigencias  sutilizam-se.

Tambem  violencia se produz.

Enquanto existir o Ego, existirá sempre o sensor, corrompendo a experiencia.

Mas...
Quem se importa?


quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ame


Não há doutrinas miraculosas nem fórmulas para o sucesso e para a felicidade.
Todo ser humano tem o seu caminho e a sua cruz; todo ser humano está num processo único e individual ; todo ser humano é um Universo que precisa ser descoberto por si mesmo.

Amor e Liberdade promovem Harmonia, um estágio superior.

1. Ame profundamente a si mesmo - corpo, mente e coração - porque assim você ama sua existencia.

2. Ame o outro - seu semelhante, animais, plantas, montes, rios, mares, sol, lua e estrelas – como a si mesmo.

3. Ame e viva tão totalmente que nada sobre para ser amado e vivido.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Razão e Paixão


"(...)E ele respondeu, dizendo:
A vossa alma é muitas vezes um campo de batalha, em que a vossa razão e o
vosso julgamento estão em guerra contra a vossa paixão e o vosso apetite.
Pudesse eu ser o pacificador da vossa alma e transformaria a discórdia e a rivalidade dos vossos elementos numa união e melodia.
Mas como o poderia fazer, a menos que vós também fosseis pacificadores, amantes de todos os vossos elementos?

A vossa razão e a vossa paixão são o leme e as velas da vossa alma navegante.
Se um de vós navegar e as velas se partirem, só podereis andar à deriva ou ficar imóveis no meio do mar.

Pois a razão, só por si, é uma força confinante;
e a paixão, não controlada, é uma chama que arde provocando a sua própria destruição.
Por isso deixai a vossa alma exalar a vossa razão até ao auge da paixão, de forma a poder cantar;
E deixai que ela oriente a vossa paixão com razão, de forma a que a vossa paixão possa viver através da sua ressurreição diária, e, qual fénix, renascer das próprias cinzas."

Khalil Gibran

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Quem és tu ?




"Ainda ontem pensava que não era mais do que um fragmento trêmulo sem ritmo na esfera da vida.
Hoje sei que sou eu a esfera, e a vida inteira em fragmentos rítmicos move-se em mim.
Eles dizem-me no seu despertar:
" Tu e o mundo em que vives não passais de um grão de areia sobre a margem infinita de um mar infinito."
E no meu sonho eu respondo-lhes:
"Eu sou o mar infinito, e todos os mundos não passam de grãos de areia sobre a minha margem."
Só uma vez fiquei mudo.
Foi quando um homem me perguntou:
"Quem és tu?" "

Khalil Gibran

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Liberdade e Responsabilidade


Responsabilidade é a negação da liberdade. Como é possível ser livre e responsável? Não é mais fácil afirmar que não há liberdade? Sim, tenhamos a coragem de afirmar que o ser humano não é livre, que esta sociedade não é livre, que este país não é livre. É possível dizer que um ser dominado pelo instinto ou pela sua consciência moral é livre? Quando dividimos tudo entre certo e errado estamos negando a liberdade. Se não escolhemos o nosso corpo , emoções, a nossa capacidade mental, nem o berço onde nascemos, como pode alguém falar em liberdade?

Somente existe a liberdade de ser e esta é uma conquista totalmente pessoal.
O nosso corpo, mente e emoção é uma máquina de efeitos condicionados e por isso não é livre. Ao ampliarmos a consciência acontece a transformação.
Dane Rudhyar afirma que há uma "reorientação, repolarização e uma reavaliação que implicam num estágio de "isolamento". Há, no início, "uma cisão quase completa de sua personalidade nitidamente diferenciada de todas as raízes raciais e culturais.Há uma "reconversão" quando a "consciência estelar individual aprende que ela, como Estrela, pertence a uma Constelação."
Segundo Jung, há a tomada de consciência da sua "sombra". A "sombra" representa o que falta a cada personalidade. Ela é, para cada indivíduo, aquilo que ele poderia ter vivido e não viveu.É "o conjunto do que o sujeito não reconhece e que o persegue incansavelmente".
É neste processo de autotransformação que encontraremos a liberdade. A liberdade de ser.