domingo, 12 de junho de 2011

Auto-vigilância

Uma das coisas que mais distorcemos na vida é o fato, o acontecimento. Carregamos o fato com diversas maneiras em ve-lo e dificilmentte percebemos isso. Estando todos nós carregados de informações, opiniões, de desejos e crenças, de emoções, tantas coisas dentro de nós que dificilmente nos relacionamos com o fato ou com uma outra pessoa sem gerar confusões, porque damos tremendo valor ao nosso modo de ver o fato, ao nosso ponto de vista quanto ao fato , onde inclusive os nossos "achismos" acreditamos até muito mais importante que o fato, e sempre existirão diversos outros "achismos" proximos ou na maioria das vezes diferentes do nosso. Enquanto nos relacionarmos com o fato desse modo confuso, desatento, não conseguiremos compreender toda essa agitação e o sofrimento decorrentes disso, e que sempre produzirá conflitos com outros pontos de vista.
Assim, o problema então resume-se em como conviver com essa agitação, entendê-la, sem procurar justificativas, escapes ou fugas e sofrimentos, pois nessa convivencia requer-se muita auto-vigilância de cada pensamento e sentimento, que é observado sem qualquer tipo de avaliação correta ou incorreta, mas sim apenas o observar. Temos que aprender a ver e a ouvir calmamente , pois em tal procedimento tão simples, nossos "achismos" perdem completamente o valor elevado que dávamos antes, porque justamente não estão mais carregados de emoções , opiniões e outros, e consequencia disso, estaremos nos aprofundando muito mais em nós mesmos ,por conta dessa auto-vigilância.
Procedendo dessa maneira, nessa observação, nessa auto-vigilância, logo percebemos que não haverá a contradição geradora de conflitos e sofrimentos em nós. A consequencia disso é uma compreensão imediata , como produto de um estado de atenção que impede confusões.
Não mais produziremos o posterior sofrimento fruto da autocompaixão, onde eliminaremos inclusive a ansiedade, o medo e o sentimento de culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário