quarta-feira, 8 de junho de 2011

Autoestima


Pergunta básica: que é autoestima??
Resposta básica: o valor que o Ego se dá aos olhos do outro.
Qual o seu valor? 
Muitos de nós não conseguimos responder essa simples pergunta acima, pois é no espelho das relações durante nossa vida que a resposta se apresenta. São "as  coisas  do  Ego ".
As relações podem ser tanto tempestuosas como afetuosas, onde podem ou não esconder ou aflorar a realidade de cada um de nós.
A questão, então, resume-se em olhar-se pra sí mesmo nas relações, como no espelho.
Esse olhar chama-se autoconhecimento, e é nele que refletimos algo. Esse algo será visto pelo outro que está relacionando contigo. É evidente que dependendo das coisas em que "vibramos" , será essas mesmas "vibrações" atraídas pelo outro. É por isso que cada um de nós atrai a mesma "vibração" a que estamos sujeitos, ou vivendo. A capacidade do outro, talvez  inconscientemente observar isso, é imensurável: sempre ocorre; e, talvez, esse seja um "mistério" da natureza da psiqué.
A autoestima surge desde a infancia, onde as relações com os pais e vivências posteriores, ditarão algum "grau" da atual autoestima, das coisas do Ego. Tais acontecimentos, que em um caso podem refletir baixo grau de autoestima, mostram algo traumatico onde o Ego não conseguiu compreender, aceitar e posteriormente transcender como consequencia dessa compreensão. Quanto maior a intensidade de uma criança sentir-se amada, maior ela se tornará segura quando adulta. Quanto mais compreensão dessas simples regras que surgem através do autoconhecimento, menos insegurança, menor descontrole emocional, menos confusões e dificuldades em sua vida e em seus relacionamentos.
Fato importante a se observar, a autoestima não é a aparencia externa, apesar que a mesma pode refletir uma pessoa muito vaidosa (que pode esconder o medo em ser julgada pelos outros) ,onde pode refletir tanto a baixa quanto a alta autoestima, assim como também em uma pessoa não vaidosa possa ou não se sentir segura, sem qualquer objeto ligado 'a vaidade.
Os sinais que podem mostrar  baixa autoestima ,dentre muitos, são a dependencia emocional, a necessidade em ser aceito ou aprovado ou agradar, o medo de errar ou o perfeccionismo, a ansiedade, a mentira, o sentimento em não ser capaz de realizar, a raiva,a inveja,o ciumes (ou insegurança), a possessividade, a manipulação, as confusões nos relacionamentos.
Observando-se no espelho das relações ,seja idéias, natureza ou pessoas, o Ego poderá se dar algum valor, e esse sempre será visto pelo outro que vibra na mesma intensidade, onde infelizmente e geralmente, também está inconsciente de tais "vibrações" . Essa mesma observação, evidente, deve ser feita sem a fuga que promove o medo, muito menos o orgulho.
A grande transformação que ocorre em  um Ego  , é quando compreender todo esse processo , e nenhuma busca, nenhuma importancia dar  'a autoestima ! Quando isso acontecer, nasce a verdadeira humildade, pois ambas, autoestima e humildade  são duas facetas separadas e talvez contraditórias aos olhos do Ego, porém, são  a mesma coisa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário